PENEIRA

criações artísticas e processos formativos

A Associação Cultural Peneira é uma instituição, sem fins lucrativos, criada na cidade do Rio de Janeiro. Atua na área da cultura, entendendo-a de forma ampla e de suma importância para o desenvolvimento social e econômico. Em atividade desde 2010 e legalmente constituída em 2017, a Peneira se estrutura como uma trama articulada na cidade, desenvolvendo formas inovadoras de compartilhar conhecimento e potencializar criações artísticas e culturais, valorizando a memória e saberes daqueles que constroem a cidade cotidianamente fabulando outras territorialidades.

Assim como os diversos cruzamentos que compõem a metrópole, a Peneira traça seus projetos por meio da confluência de linguagens artísticas, atreladas à práticas metodológicas de pesquisa em torno da memória, oralidade e cotidiano, propondo estratégias de viabilização, mobilização, conexão entre pessoas e processos propulsores de geração de impacto, em busca de cidades mais inclusivas.

Reconhecida pelo Ministério da Cultura (MinC) como Ponto de Cultura, recebeu, através da Comissão de Cultura da Alerj, o Diploma Heloneida Studart 2019 de reconhecimento pelas práticas culturais realizadas no estado do Rio de Janeiro e, em 2021, recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro a Moção de Louvor e Reconhecimento pelos excepcionais serviços prestados à cultura.

Transparência

Espaço Transparência

A Peneira dedica este espaço à construção de uma janela para nosso público e parceiros terem acesso aos resultados alcançados ao final de cada ano de atuação da instituição, tendo como ponto de partida o ano de 2019. A organização segue com o compromisso de realizar processos participativos, aprimorando formas de alcançar o seu propósito de evidenciar a relevância dos saberes e práticas do cotidiano para o espaço urbano, aproximando público e os projetos realizados, atentos a missão de valorizar a memória e conhecimento daqueles que cocriam a cidade e suas representações cotidianamente.

LIGANDO OS PONTOS

Nossa História